sábado, 10 de julho de 2010

ALÉM DA NOTÍCIA - Franklin Maxado

DA BOLA QUADRADA LUSA Á “JABULANI” ALEMÃ
Deu zebra na Copa e domingo a campeão será Holanda ou a Espanha. O Brasil e a Argentina ficaram fora. O Brasil parecia que estava jogando bola quadrada como nós falamos que os portugueses inventaram. Ou, o coco oval dos índios. Aliás, que os lusos também parecem que jogaram inclusive o maior jogador do mundo, o Cristiano Ronaldo que nenhum gol fez. Mas, artilheiros como o nosso Luis Fabiano e o espanhol Fernando Torres, que tinham pontaria, só chutavam na trave, com efeito incerto ou errado parecendo foguetes de São João neste seu mês de junho. E até os argentinos Veron e Mascherano, que lembram o nosso Gerson, davam passes com rumo incerto, chutando torto como principiantes Bola que davam tomava caminho bravo como o perna de pau do nosso Felipe Melo.
Até goleiros engoliram, frangos cacarejantes. Sem falar do nosso Julio Cesar. Acho que essa bola foi feita para ajudar seleções mais fracas, como as africanas, para enfrentar as fortes. Além do gramado soltando grama. Tudo para dar zebra inclusive com ajuda dos juízes marcando coisas que não se viu, invertendo faltas, inventando impedimentos e escanteios e até anulando gol legitimo.
Mas a seleção alemã se deu bem e vai disputar sábado com o raçudo Uruguai o terceiro lugar. Acho que o segredo foi ela já vir treinando desde a Alemanha com a nova bola, fabricada lá pela industria Adidas , oficial da FIFA e da Copa do Mundo. Inventou uma bola que parece ser de couro plástico, mais leve e sem costura. Será que os alemãs não soltaram o segredo e as primeiras bolas para sua seleção? Daí ser a sensação na Copa com a equipe mais jovem e parecendo já estar bem acostumada com a”Jabulani”. Queria o tetra para se igualar á Itália. E talvez mais adiante ao Brasil.


DERROTA EXPLICADA

A vitória não precisa de explicações mas o fracasso tem mil versões. Não foi só Dunga o culpado. E quem escolheu o Dunga sem consultar ninguém e avaliou a sua falta de experiência como treinador? Não foi Lula, mas o Presidente já ia capitalizar o êxito ( se ganhasse) para as eleições. Dunga foi até inocente. Com sua coerencia e teimosia, sem ouvir ninguém, manteve Felipe Melo com sua espírito violento, Julio Batista defasado, Kaká bichado e se deu ao luxo de não convocar Hernandes, Ganso, Neymar, Ronaldinho Gaúcho mesmo como reservas. Tudo isso com o beneplácito do presidente da CBF, o Sr. Ricardo Teixeira, o eterno.
Dunga, com sua liderança de sargentão de tropa e de quartel com raízes alemãs, nem soube levantar o ânimo dos comandados após tomar o primeiro gol da Holanda. Nem se lembrou de quando nos unimos, negros, índios e brancos para expulsar os holandeses do Brasil.. Já se demitiu e agora Ricardo Teixeira tem nomes como Scolari, Ricardo Gomes, Leonardo, Mano Menezes. Sou mais chamar Zico que fez o Japão jogar bola, Como técnico, pode ser campeão mundial.
A Argentina, coitada, cantando já de galo como no poema de Gonçalves Dias: “ São
servos sedentos de gloria,/ já pleitos incitam, já cantam vitoria”, ficou a ver Maradona. E querem continuar com ele que vai ter de pagar sua promessa e sair nu pelas avenidas centrais. Da minha parte, não cobro a promessa e me poupem o espetáculo. Prefiro ver a paraguaia Larissa Riquelme nua como prometeu e cumprru se o Paraguai saísse. Mostrou que tem palavra, peito e outras coisas mais apreciadas.
Não posso deixar de registrar a garra dos irmãos uruguaios que no final foi a seleção sulamericama que mais fez bonito chegando à semi-final. Tomara que sábado, ela jogando completa, fique com o honroso terceiro lugar, pois a Alemanha começou como fogo em palha e pode terminar como bucha de canhão.
A Holanda já tem dois Vice-Campeonatos mundiais e a Espanha um. Mas muitos acham que não são títulos.

GATO-MESTRE

Maradona, como um “gato-mestre” gordo não pode pular direito quanto mais dar salto mortal. Isso também se dá com sabichanos que não citam fontes em seus escritos pois acham que é “colher de chá” o nome de quem primeiro estudou ou fez descobertas dentro do tema. É o criador do já criado. Engorda aproveitando as oportunidades e experiência para ocupar todos os espaços possíveis, apegando-se a um cargo que lhe dá nome e não é um nome para honrar o cargo que ocupa.. Está nele não para ajudar iniciantes ou colegas, mas para censurá-los a fim de que não “apareçam” e façam justa concorrência, como julga. Desse cargo, arranja outros. Dai vêm vantagens pessoais e satisfações de interesses materiais. Afora a vaidade e o contentamento do ego. Intelectual que é formado de um dia para outro. Como a sociedade precisa de profissionais mas não tem informação e formação para saber e comparar, cultua-o como sendo competente, sem maiores indagações ou cobranças Para alguns entendidos dessa mesma sociedade, ele é um “picareta”, isto é um charlatão que supre a necessidade de um especialista. Um cara esperto que mete os peitos e as mãos pelos pés fazendo os outros de bestas. Como tem posição, algum dinheiro, vaidade mas não tem senso crítico da competência, vai dando certo e fica respeitado em suas improvisações e pareceres. Talvez, tenha relações públicas e saiba fazer tráfego de influência com esperteza. É o que o povo diz: metido a gato-mestre. O caso de Maradona é á parte, pois ele é cultura do Esporte. Mais precisamente, do Futebol.

BAHIA É LESTE?

Essa coisa de descobrir um santo pobre para cobrir outro também sedento, está fazendo surgir um sentimento de que Bahia e Sergipe voltem a ser Leste como antigamente e o Nordeste do Norte do Rio São Francisco seja de fato o Nordeste pois as vantagens e as sedes dos órgãos regionais são mais para os Estados de cima. Tem chegados muitos emails de gente boa apoiando isso agora que citei o artigo ao intelectual Edivaldo Boaventura em A Tarde e depois que eu escrevi há tempos sobre o tema quando da repercussão do começo das obras de transposição do Rio São Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário