segunda-feira, 19 de julho de 2010

POUCAS & BOAS - Eduardo Kruschewsky

CURIOSIDADES SOBRE OS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA

Esta análise substitui, esta semana, a nossa seção “Viva o Brasil!!”. São candidatos a presidente:
OS NANICOS:- Além dos 3 que estão na linha de frente (Marina, Dilma e Serra), são 6 os menos badalados: Ivan, Zé Maria, Ruy, Plínio, Levy e José Maria. Estes propõem: reduzir a jornada de trabalhador para sobrar tempo (para que não foi explicado); a 2ª independência do Brasil; o Poder do Povo (?!); um país comunista; o operário no poder (mas... Lula já não o é?) e por aí lá vai.
MARINA:- Propaga sua infância miserável. Aos 16 anos alfabetizou-se sonhando ser freira, porém foi ser política por influência do líder seringueiro Chico Mendes. Tida como candidata popular, curiosamente, seu companheiro de chapa é um milionário, Guilherme Leal, dono da Natura.
JOSÉ SERRA:- Sua estratégia atual é baseada na popularidade de Lula (86%). Tem declarado no palanque que foi vendedor de laranjas, o seu pai foi analfabeto até os 20 anos e carregador de frutas em São Paulo. Seu maior mérito é a boa passagem como ministro da saúde no governo FHC. O Vice, Índio da Costa, é folclórico: Já fez projeto proibindo esmolas e multando quem desse ajuda aos pedintes; como deputado discursou contra o pré sal; contra a ajuda ao Havaí; pediu consulta popular sobre pena de morte e defendeu a proibição da venda de coxinhas e pirulitos em cantinas escolares.
DILMA:- Ex-ministra do governo Lula, conhecida como “Dama de Ferro” e “workaholic” (viciada em trabalho). Por ocasião do regime militar, estudante ainda, foi combatente contra o sistema ditatorial, pegou em armas e, em 1970, foi presa e torturada. Seu maior trunfo como figura pública é o seu denodo: torturada, mentiu e, com isto, protegeu dezenas de companheiros na resistência ao regime ditatorial. Seu vice é uma figura manjadíssima: Michel Temer, descentes de emigrantes libaneses, ex-presidente do PMDB e com um patrimônio 5 vezes maior que o de Dilma.


RAPIDINHAS

1. O governo federal lançou o edital para concessão do trem-bala que ligará Campinas, Rio de Janeiro e São Paulo. Por que será que nunca priorizam o Norte e o Nordeste nestas coisas? Será porque nós seremos sempre os “primos pobres”? Chiquinho de Babau acha que sim. Afinal, calculam em, no mínimo, R$ 200,00 o preço da passagem na classe econômica...
2. Se fecharem, realmente, o cerco sobre os Fichas Sujas quase não teremos candidatos no Brasil. Agora, começa-se a consertar o que de muito vinha errado: a impunidade, tônica em nosso país. Esperamos, apenas, o cumprimento da lei para melhorar a coisa...
3. A tesoureira da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) nos Estados Unidos, Regina Silva, pagou fiança e foi impedida de voltar ao Brasil enquanto não for julgada por fraudes e falsificações que chegam a US$ 22 milhões. Soarinho, o Esclerosado, distraído como ele só, deixou no ar a pergunta: “- Será que isto foi feito em nome de Deus? E se não foi, é pecado?!”... Sem resposta.
4. A Faculdade UNEF foi adquirida pelo grupo Nobre. Na última quarta feira aconteceu reunião, comandada pelo empresário Jodilton Souza, para transferência de direção. Jodilton já atuou, com sucesso, na área de lazer (Estação da Música), radiofonia (Subaé AM e FM Nordeste) e permanece no esporte (Bahia de Feira) e na educação (Colégio e Faculdade Nobre).
5. A Bahia é o Estado com o maior número de professores sem curso superior no Brasil. Aqui, concluído o curso médio (o famoso magistério), o político amigo emprega logo a afilhada que, sem formação universitária, milagrosamente “adquire” conhecimentos para ensinar até no curso médio!
6. Zé de Maricotinha, empregado no momento como “Office Boy” já não aguenta mais ficar à mercê dos cartórios e, revoltado, comentou: “- Se cartório fossem bancos, a Câmara de Vereadores em lugar de criar a lei dos 15 minutos teria que fazer a Lei das 15 horas”!
7. Gostei da maneira como o prefeito tratou a greve dos anestesistas, invocando inclusive o juramento de Hipócrates. A vida do carente não pode e não deve ser tratado com indiferença e – concordo! – conceder aumento, desviando verba própria, traz 2 inconvenientes: as outras classes médicas também vão querer e o desvio vai prejudicar outros setores da comunidade. A solução está em Brasília.
8. Ah, sim! Uma “puxadinha”: Parabéns aos amigos Tarcízio, Zé Ronaldo e Luluda Barreto que estiveram aniversariando esta semana. Aconteceram festividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário