segunda-feira, 7 de junho de 2010

POUCAS & BOAS - Eduardo Kruschewsky

RAPIDINHAS



1. Com um concorrido e delicioso café da manhã, o SESC, em parceria com o SICOMFS e Prefeitura, lançou na terça última, o “Arraiá do Comércio 2010”. O evento acontecerá entre 09 e 17.06, na Praça João Barbosa Carvalho e Mercado de Arte Popular terá atrações como comidas e bebidas típicas, apresentações teatrais e de dança, quadrilhas e – claro! – muito forró. Imperdível!

2. Notícia publicada em jornal da capital diz que “a coligação encabeçada pelo governador Paulo Souto (DEM) vem ganhando musculatura (?!) graças à atuação de Nilo Coelho (PSDB), candidato a vice (...)” e o define como megaempresário do agrobusiness” além de ter “milhares de hectares de terra e uma vasta rede de concessionárias de veículos”. Será isto bastante para ganhar a eleição? Foi-se o tempo...

3. Para satisfação do meio cultural da Feira de Santana, no próximo dia 10 de junho, o poeta feirense Antonio Brasileiro tomará posse na cadeira 21 da Academia de Letras da Bahia, em substituição à escritora Zélia Gattai Amado. Na oportunidade, Antonio será saudado pelo poeta Ruy Espinheira.

4. Soarinho, o Esclerosado, cada dia devaneia mais. Esta semana, fez o seguinte comentário: “-Edu, são tantas as comendas concedidas que daqui a pouco não nascerão mais feirenses por aqui, apenas comendadores...” Acho que o bom velhinho foi um tanto severo na sua ironia...

5. Você que quer alugar seu imóvel ou ser inquilino, não precisa ter problemas em arranjar uma fiança. As seguradoras, agora, estão incentivando o seguro-fiança pelo valor de um mês ou um pouco mais a depender do valor da taxa de condomínio. Entre outras coisas o seguro cobre inadimplência, danos ao imóvel, atrasos em contas de luz e água, IPTU, etc. É bom para inquilino e senhorio.

6. Um dos jornalistas mais respeitados do país, Palmério Dória, conta, no livro “Honoráveis Bandidos”, os bastidores da política praticada por Sarney e sua turma. É leitura imperdível para quem se preocupa com as indecências deste país: no livro, num excelente jornalismo investigativo, Palmério mostra a trajetória do “presidente por acaso” que continua a mandar no Maranhão e no Senado. Boa leitura!

7. Um estudo realizado na Escola de Economia de Paris revela que comparar o próprio salário com os de amigos ou conhecidos pode levar à infelicidade. Chiquinho de Babau, salário mínimo, disse: “-É verdade. Eu mesmo fico p... da vida quando vejo o que os Robinhos e Adrianos ganham prá jogar bola! E o que ganham estes funcionários públicos graduados, etc.? Deixa prá lá se não eu piro de infelicidade!”

8. Os ambulantes já começam a invadir o espaço cultural “Mauro Moraes”, com mesas para clientes e tudo... A respeito desta prática, veja, abaixo, o comentário em “VIVA O BRASIL”.





VIVA O BRASIL!!



O “VIVA O BRASIL !!” hoje bem que poderia se chamar “VIVA A FEIRA!!”. Eu explico: Em nossa terrinha o pessoal é muito jeitoso e o ambulante tem uma visão comercial fantástica. Podem observar que onde tem ou passa muita gente, eles dão um jeitinho de colocar seu “cacete armado” e vão descolando uma graninha... Quando acontece, tempos depois, a prefeitura querer embargar aquela situação, surgem logo os padrinhos vereadores, deputados ou pessoas outras influentes para interceder junto ao poder público, segundo eles, “evitando que um pai de família fique sem sua única renda”, como se aquilo fosse um negócio perfeitamente regular, de portas abertas, pagando imposto e tudo... Como o centro da cidade já tem mais negócios informais que os legalizados, o pessoal começa a ir para outros pontos. Se a prefeitura não tomar uma providência, dentro em pouco vão construir canis em cima do canteiro central da Getúlio Vargas e, logo vizinho, vai surgir uma rede de cacetes armados em frente à Igreja Universal do Reino de Deus da Getúlio, onde, aliás, já existe uma barraca que, aos fins de semana, se posta no canteiro e vende bolo, café, milho cozido, os cambaus, com direito ao cliente sentar e tudo! VIVA O BRASIL!! VIVA O JEITINHO BRASILEIRO!!! VIVA A INFORMALIDADE!!!! VIIII...VAAAAA!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário