quarta-feira, 28 de julho de 2010

POUCAS & BOAS - Eduardo Kruschewsky

A CIDADE E SUA ORDENAÇÃO – I - Esta coluna tem primado pela isenção seja política, social ou de cor, procurando, na medida do possível, noticiar de maneira justa. Há uma coisa que nos preocupa, de maneira especial, em nossa cidade: a ordenação do centro. Sobretudo, o trânsito de carros, motos e pedestres. A coisa é tão confusa que, às vezes, por falta de estacionamento (os particulares “tiram o couro” do motorista, cobrando em média a $3,00 a hora),as calçadas ficam cheias de carros... Parece faltar algo como uma “zona azul”, acabando com os flanelinhas.

A CIDADE E SUA ORDENAÇÃO – II - Vejam aí, ao lado, uma prova do que afirmamos: na porta de uma clínica, sem vaga para atendimento de emergência, uma ambulância de outro município estacionou numa vaga para portador de necessidades especiais. No embalo, o motoqueiro estacionou logo atrás, também dentro da faixa especial. E tudo isto vizinho a um estacionamento...

A CIDADE E SUA ORDENAÇÃO – III - “Enquanto seu lobo não vem” (a necessária “zona azul”) e não sai do papel a propalada “Ordenação do Centro”, a cidade cada dia mais com calçadas emburacados tem um enorme comércio de ambulantes. Aliado a isto, os comerciantes disputam os espaços das passeios com os invasores, impedindo o trânsito de populares. Muita gente deve estar se perguntando: onde está a fiscalização? Se houvesse fiscalização e fosse rigorosa, a cidade teria outra face. Mas, na ótica de alguns, benevolência dá voto, fiscalização e cobrança não...


RAPIDINHAS

1. Descobriram, na Inglaterra, que quem nasceu primeiro foi a galinha e não o ovo. Cientista constataram que a casca do ovo é formada por uma substância que só é encontrada no ovário da galinha. Para quem gosta de cultura inútil esta é ótima! Quero ver no dia em que descobrirem como foi que jogaram tanto sal no mar, como colocam água no coco e porque a água não pega fogo. Francamente...
2. A morbidez de algumas pessoas é impressionante: além de circular nas bancas de cópias de cd, vídeos eróticos mostrando a Eliza em cenas de sexo, fizeram duas piadinhas de péssimo gosto: Uma diz que a diferença entre Bruno e Ronaldinho Gaúcho é esta: “o que não mata engorda” e a outra que a dupla preferida da imprensa é “Bruno e Nardoni”... Lamentável!
3. Tem gente que nasceu para ser banquete de pernilongos, uma dessas pessoas é o nosso bom velhinho Soarinho, o Esclerosado. O pobre ancião, todo picado, suspirou e disse: “-Que saudades do “fumacê”, aquele carroda finada Sucam que espalhava fumaça para matar estas miseráveis muriçocas!”.
4. A pergunta que não quer calar: De que adianta a Taxa Selic (taxa oficial de juros) está em 10,25 ao ano se os juros do cheque especial estão entre 12,30 (o mais caro) e 7,15% (o mais barato), AO MÊS?!
5. Até aonde vai a falta de visão de alguns governantes: A Vale, uma estatal do ramo siderurgico, foi privatizada pelo governo FHC porque era inviávlel, só dava prejuizo. Nas mãos da iniciativa privada tornou-se uma das mais rentáveis do mundo e suas ações já subiram até 6% num só dia. Pode?!
6. A Webjet, a partir de 3 de agosto, venderá alimentos a bordo, começando por seus vôos entre Salvador e São Paulo. Como uma companhia estrangeira vem falando em baratear passagens instituindo a viagem em pé, vamos ver, no futuro, no que vai dar o sujeito viajar segurando-se; ao mesmo tempo fazer uma boquinha e, na hora do aperto, colocando uma moedinha para fazer xixi...
7. Agora é lei, no Rio de Janeiro: Quem for descoberto passando trote para serviços de emergência pagará multa cobrada na conta telefônica. Mais uma lei que resultará inócua! Afinal, todos sabem que a maioria dos trotes são passados de telefones públicos, os famosos “orelhôes”...

sexta-feira, 23 de julho de 2010

ALEM DA NOTICIA - Franklin Maxado

OBRAS E PROVIDÊNCIAS RENOVAM IMPORTÂNCIA DE ILHÉUS
Aeroporto maior, ferrovia para Brasília, porto com mais capacidade, solução para os endividados da lavoura do cacau, duplicação da BR 101, a Rio Bahia Litorânea, e estímulos para a zona livre industrial a fim de fabricar equipamentos eletronicos são pontos agendados para a região de Ilhéus que agora pode retomar o seu orgulho de lugar onde gerava mais renda para o Estado da Bahia no inicio do século XX no auge da lavoura do cacau.
Tais soluções estão anunciadas ou incrementadas agora no final do governo Lula mas o seu concorrente José Serra promete manter essas decisões e fazer mais ainda caso vença a candidata Dilma Roussef, do governo.
A região, que já sedia a Universidade Estadual de Santa Cruz, se vê novamente importante com tantas obras e providencias anunciadas. A principal é a construção da Ferrovia Leste-Oeste que irá até Brasília, podendo Ilhéus ser o porto da capital federal. Antes o projeto do seu traçado era para a Baía de Maraú que tem uma profundidade natural de mais de 20 metros, podendo receber navios de grande calado sem maiores obras de dragagem e sem atentar tanto contra o meio ambiente e pontos turísticos.
Entretanto, o Senador Cesar Borges conseguiu aprovar uma emenda no Congresso que desvia o seu traçado para Ilhéus argumentando que assim também atenderia ao escoamento de minério de ferro e de outros minerais explorados na região de Caetité. Isso vai requerer um porto ampliado para também atender ao volume de exportação da soja de Barreiras, algodão, café, gado e mais riquezas,
É possível que também futuramente haja uma crescente safra de cacau pois muitas medidas como combate à praga da “vassoura de bruxa” estão sendo adotadas. Essa praga quase a dizimou a plantação mas agora com mudas de cacaueiros resistentes e o encaminhamento da solução das dividas dos plantadores, incentivando-os a retomar a produção. Deve então voltar a empregar mão de obra rural a qual foi inchar Ilheus e mais cidades com a decadência da lavoura.
Acrescentem-se a essa pauta, as frutas tropicais que estão sendo cultivadas no Sul e a celulose produzidas por grandes empresas. Além da borracha das seringueiras que estão sendo plantadas para sombrear o cacau.

AEROPORTO & TURISMO

Como Ilhéus é uma velha cidade proveniente da colonização do Brasil com as Capitanias Hereditárias, ela tem tradição em Cultura e alguns dos seus prédios atraem como a sua catedral. Mas, a maior atração turística são suas praias e paisagens.
Assim, o seu aeroporto bastante utilizado por vôos regulares está sendo ampliado quando deveria ser localizado entre a cidade e Itabuna distante uma da outra por apenas uns 30 quilometros de rodovia pavimentada. Por Itabuna passa a BR-101, a Rio Bahia Literonaea e assim o aeroporto ficaria mais perto para passageiros que se destinem também a outras cidades da região.
É possível que todas essas providencias façam a mentalidade aristocrática do ilheense querer novamente se separar da Bahia e formar um novo Estado, principalmente se juntando com Porto Seguro, que também foi uma capitania na colonização do Brasil, e que tem grande peso no turismo e em outras produções., Não é de hoje que acham a Bahia um Estado muito grande e que pode ser mais poderoso no futuro e, assim, fomentam a discórdia e a ganância.


CASARÃO

Sobre minha defesa do “Casarão dos Olhos d´Água”, na ultima coluna, por se tratar de um documento vivo da arquitetura antiga da colonização de Feira por fazendas de gado, recebi um email do conhecido jornalista Cristovão Aguiar que, dado a importância, transcrevo: “ O Casarão dos Olhos D'água não foi "restaurado", foi "reconstruído", constituindo-se na maior mentira histórica desta cidade. Aquela nunca foi a primeira casa de Feira de Feira de Santana. Não há documentos comprobatórios disso e todas as evidencias levam ao contrário . É apenas uma velha casa de fazenda. A reconstrução promovida com o dinheiro da Pirelli e o prestígio de José Ronaldo, só beneficiou a família Pedra, proprietária do imóvel. Eu sempre fui contra e sempre vou bater nesta tecla. Monsenhor Galvão deve estar se retorcendo no túmulo.”

“SHOWS” PARA SANTANA

Após o término das tradicionais novenas para N. Sra. Santana, na Catedral, que vão até domingo, este ano estão inovadas pois há apresentações de artistas no coreto onde antes se exibiam as extintas filarmonicas locais em “tocatas”. Há quem veja nisso um resquício da parte profana ou popular que existiu até a pouco tempo. Entretanto, a Igreja abriu a concessão e denominou o acontecimento como “momento cultural” quando os fiéis saem e vão lanchar no toldo grande , saboreando mais um pouco o gosto da festa religiosa da padroeira de Feira de Santana. Hoje tem Cesinha dos Olhos d´Água, amanhã será Cessé Amorim e domingo a Filarmônica Princesa do Sertão.
No feriado da segunda-feira, haverá a procissão de Santana com a saída de todas as imagens existentes em andores, às l6 horas.
franklinmaxado@ig.com.br

segunda-feira, 19 de julho de 2010

POUCAS & BOAS - Eduardo Kruschewsky

CURIOSIDADES SOBRE OS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA

Esta análise substitui, esta semana, a nossa seção “Viva o Brasil!!”. São candidatos a presidente:
OS NANICOS:- Além dos 3 que estão na linha de frente (Marina, Dilma e Serra), são 6 os menos badalados: Ivan, Zé Maria, Ruy, Plínio, Levy e José Maria. Estes propõem: reduzir a jornada de trabalhador para sobrar tempo (para que não foi explicado); a 2ª independência do Brasil; o Poder do Povo (?!); um país comunista; o operário no poder (mas... Lula já não o é?) e por aí lá vai.
MARINA:- Propaga sua infância miserável. Aos 16 anos alfabetizou-se sonhando ser freira, porém foi ser política por influência do líder seringueiro Chico Mendes. Tida como candidata popular, curiosamente, seu companheiro de chapa é um milionário, Guilherme Leal, dono da Natura.
JOSÉ SERRA:- Sua estratégia atual é baseada na popularidade de Lula (86%). Tem declarado no palanque que foi vendedor de laranjas, o seu pai foi analfabeto até os 20 anos e carregador de frutas em São Paulo. Seu maior mérito é a boa passagem como ministro da saúde no governo FHC. O Vice, Índio da Costa, é folclórico: Já fez projeto proibindo esmolas e multando quem desse ajuda aos pedintes; como deputado discursou contra o pré sal; contra a ajuda ao Havaí; pediu consulta popular sobre pena de morte e defendeu a proibição da venda de coxinhas e pirulitos em cantinas escolares.
DILMA:- Ex-ministra do governo Lula, conhecida como “Dama de Ferro” e “workaholic” (viciada em trabalho). Por ocasião do regime militar, estudante ainda, foi combatente contra o sistema ditatorial, pegou em armas e, em 1970, foi presa e torturada. Seu maior trunfo como figura pública é o seu denodo: torturada, mentiu e, com isto, protegeu dezenas de companheiros na resistência ao regime ditatorial. Seu vice é uma figura manjadíssima: Michel Temer, descentes de emigrantes libaneses, ex-presidente do PMDB e com um patrimônio 5 vezes maior que o de Dilma.


RAPIDINHAS

1. O governo federal lançou o edital para concessão do trem-bala que ligará Campinas, Rio de Janeiro e São Paulo. Por que será que nunca priorizam o Norte e o Nordeste nestas coisas? Será porque nós seremos sempre os “primos pobres”? Chiquinho de Babau acha que sim. Afinal, calculam em, no mínimo, R$ 200,00 o preço da passagem na classe econômica...
2. Se fecharem, realmente, o cerco sobre os Fichas Sujas quase não teremos candidatos no Brasil. Agora, começa-se a consertar o que de muito vinha errado: a impunidade, tônica em nosso país. Esperamos, apenas, o cumprimento da lei para melhorar a coisa...
3. A tesoureira da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) nos Estados Unidos, Regina Silva, pagou fiança e foi impedida de voltar ao Brasil enquanto não for julgada por fraudes e falsificações que chegam a US$ 22 milhões. Soarinho, o Esclerosado, distraído como ele só, deixou no ar a pergunta: “- Será que isto foi feito em nome de Deus? E se não foi, é pecado?!”... Sem resposta.
4. A Faculdade UNEF foi adquirida pelo grupo Nobre. Na última quarta feira aconteceu reunião, comandada pelo empresário Jodilton Souza, para transferência de direção. Jodilton já atuou, com sucesso, na área de lazer (Estação da Música), radiofonia (Subaé AM e FM Nordeste) e permanece no esporte (Bahia de Feira) e na educação (Colégio e Faculdade Nobre).
5. A Bahia é o Estado com o maior número de professores sem curso superior no Brasil. Aqui, concluído o curso médio (o famoso magistério), o político amigo emprega logo a afilhada que, sem formação universitária, milagrosamente “adquire” conhecimentos para ensinar até no curso médio!
6. Zé de Maricotinha, empregado no momento como “Office Boy” já não aguenta mais ficar à mercê dos cartórios e, revoltado, comentou: “- Se cartório fossem bancos, a Câmara de Vereadores em lugar de criar a lei dos 15 minutos teria que fazer a Lei das 15 horas”!
7. Gostei da maneira como o prefeito tratou a greve dos anestesistas, invocando inclusive o juramento de Hipócrates. A vida do carente não pode e não deve ser tratado com indiferença e – concordo! – conceder aumento, desviando verba própria, traz 2 inconvenientes: as outras classes médicas também vão querer e o desvio vai prejudicar outros setores da comunidade. A solução está em Brasília.
8. Ah, sim! Uma “puxadinha”: Parabéns aos amigos Tarcízio, Zé Ronaldo e Luluda Barreto que estiveram aniversariando esta semana. Aconteceram festividades.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

ALEM DA NOTICIA - Franklin Maxado

A “Festa de Santana” volta a ser uma festa também profana.

A Festa de Santana deste ano promete inovações apesar das chuvas. É que após as novenas, que começam amanhã (sábado) às l9 horas, haverá apresentações de cantores no coreto da praça. Depois da proibição de “lavagens” e “levagens”, a Igreja consentiu em fazer apresentações ou “shows” de cantores e compositores contando com a boa vontade dos artistas.
As novenas irão até o dia 25, que é domingo, pois no dia 26 deverá sair a “Procissão da Padroeira” com todas as imagens existentes nas igrejas da Diocese., inclusive a nova de N. Sra. da Divina Providência, patrona de um dos Terço dos Homens.
A Festa já foi propagada domingo passado quando saiu o “Bando Anunciador”pela quarta vez, numa iniciativa da UEFS, nesta nova fase de seguindo a tradição quando não se tinha rádio, jornais, televisão e internet. Assim, as pessoas formavam um “Bando” cantando, pulando, dançado e desfilando pelas ruas centrais da cidade, que era menor, para anunciar a festa entre o povo. Muitas iam mascaradas, fantasiadas e à vontade dentro do espírito brincalhão e irreverente mas sem bagunça. E esse espírito se verifica nessa atual fase.
A saída do “Bando”antigamente se dava em janeiro depois que foi mudada a Festa de Santana do mês chuvoso e friorento de julho para o quente de janeiro. Aí, as comemorações profanas como a “Lavagem da Água” e a Levagem da Lenha” atraíram trios elétricos e a apresentações de músicas carnavalescas que descambavam para a licenciosidade contrariando o espírito religioso.
Não só isso contribuiu para a decadência das filarmônicas e suas tocatas nas praça. Também, a proibição da parte profana, abolindo-se as manifestações musicais profanas.
Agora, se tenta resgatar em parte essas tocatas e apresentações de artistas após o seu novenário. Pela programção inicial, amanhã, dia l7, se apresenta o Grupo de Deficientes da Escola Jonathas Teles de Carvalho: no domingo, será a cantora Célia Zahin e Marcos Sena: na segunda-feira, o compositor Franklin Maxado ; na terça, Paulo Bindá; na quarta, Asa Filho; quinta, Cesinha dos olhos D´Água; sexte-feira será a vez de Cesse Amorim: no sábado, Sandro Penelú; e no domingo, dia 25, a Filarmônica Princesa da Feira.

NOVA FONTE NOVA

Muita gente acha desrespeito a demolição do Estádio da Fonte Nova, em Salvador, para construir um outro visando a realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil em 2.014. Acham que vamos nos endividar e o estádio vai depois ficar fechado, sem muita utilidade e sem renda, comprometendo a receita publica. Outros entendidos opinam que o projeto já veio pronto de fora e sua planta não permite ser usado para outras modalidades de esportes olímpicos, o que limitará ainda mais seu uso. Dizem que vai ficar um verdadeiro “elefante branco” e só mesmo jogo da seleção brasileira poderá enchê-lo pois sua manutenção será custosa para jogos do campeonato local. Mesmo porque ao dois maiores clubes, Bahia e vitória, têm estádios próprios.
Outros acham que se é para demolir, isso poderia ser feito por empresas baianas mesmo e sua nova construção poderia ser na saída da capital para o interior pelos terrenos do antigo Centro Industrial de Aratu, o que possibilitaria o acesso a mais gente do interior e de todas as partes de Salvador. A Fonte Nova ficaria para um parque , alargando mais o Dique do Tororó, reservando uma área central para o lazer, diversão e esporte, além do turismo e bem-estar do cidadão.
A ARTE ACABADA

É deveras constrangedor como os monumentos de arte da capital estão sendo destruídos ou abandonados pelos poderes públicos numa insensibilidade gritante. O artista que faz um monumento ou recebe uma encomenda não é porque quer aparecer. Á sua a contribuição e o seu trabalho para tornar mais aprazível a cidade para seu povo. Infelizmente, este é mal educado e a escola não mostrou ou desenvolveu a sua sensibilidade para apreciar uma obra de arte. Assim, vamos voltando a ser animais irracionais, deixando de exercitar nossas faculdades mentais e reagindo aos instintos de somente comer, beber, transar, ganhar dinheiro a qualquer custo sem ligar para o semelhante. E olhe que Salvador é considerada uma capital cultural. Aqui, em Feira, temo pelas esculturas do Juraci Dórea em locais públicos, pelo monumento ao motorista de Gil Mario no Pilão, pelos painéis de Lênio Braga na Estação Rodoviária, pelo Clube de Campo Cajueiro na arquitetura de Amélio Amorim, pelo restaurado Casarão dos Olhos D´Água. E até pela sede da Prefeitura que, depois de restaurada, voltou a ser repartição pública.Tomara que a Educação melhore e que os filhos dos ignorantes possam no presente e no futuro darem valor e preservarem essas coisas da alma que os artistas botam para fora para agradar seu povo e não só ganhar dinheiro.
Que os conterrâneos feirenses na sua materialidade também apreciem as coisas da alma.

domingo, 11 de julho de 2010

POUCAS & BOAS - Eduardo Kruschewsky

Aqui estamos de volta após um período de viagem. Garanto que não fui ver o vexame da seleção canarinho que modificou o conto da carochinha de Branca de Neve e mostrou um anãozinho chamado “Mestre” (Ricardo Teixeira); outro chamado Dunga e 180 milhões de “Zangados”... Ah, sim! Dizem que a melhor partida da Copa do Mundo foi a volta da Argentina de Dom Dieguito para casa!

RAPIDINHAS

1. As chuvas transformaram Feira num clone da lua: as ruas ficaram cheias de crateras. Chiquinho de Babau acha que, aproveitando o fato, a prefeitura não devia tapar os buracos para atrair turistas. Segundo ele, temos um Mercado de Arte, um parque de dinossauros, um belo Parque do Saber e teríamos uma cópia da lua e, a “marra” de produtores de petróleo, com tantos tonéis enfeitando nossas vias...
2. Por enquanto, ir e vim de Salvador é um tormento e uma maratona. Além disso, a empresa Via Bahia, que vai explorar os pedágios da Feira-Salvador, entrou numa fria. Tem que consertar a estrada que mais parece tábua de pirulito, prestar socorro gratuito aos muitos carros que “quebram” a todo o momento e, de lambuja, ainda vai ter de consertar a nossa esburacada Avenida de Contorno...
3. NOSSA!!! Em Valença, aqui pertinho, o prefeito mandou desfilar, no 2 de julho, um caboclo com o sexo exposto, indignando fiéis. Em represália, compareceram ao ato, apenas, cerca de 50 pessoas. Soarinho, o Esclerosado, na cidade em visita à cidade, viu tudo e quando tomou conhecimento da “inovação” do prefeito, disse: “Uê!! O que eu vi foi desfile de 2 de Julho ou a I Parada Gay da cidade?!”.
4. Segundo pesquisa, a internet já é uma necessidade para o brasileiro. No Brasil, quase 50 milhões a utilizam para transações bancárias. Com a possibilidade de sacar, depositar, fazer transferências, pagar compromissos, tomar empréstimos, etc., apenas ¼ do atendimento é feito nas agências.
5. Atenção, endividados com a Receita! O prazo para parcelamento em até 180 meses das dívidas inscritas na Ativa, que se encerrava na quarta feira, 30 de junho, foi prorrogado até 31 de julho para quem quiser parcelar todos os seus débitos. Para quem quiser dividir parte da dívida deve fazê-lo até 16 de agosto. Quem não procurar a Receita no prazo acima, será cobrado normalmente.
6. Esta é ótima: a companhia aérea irlandesa “Ryanair” que já havia anunciado que cobraria uma libra (R$2,70) pelo uso dos banheiros a bordo de suas aeronaves, agora propaga que vai oferecer passagens aéreas baratinhas desde que em pé (?). Para isso, pretende remover 10 filas de cadeiras, aumentando o número de passageiros em torno de 50. Se a moda pega, o Brasil vai ser o top de linha na prática.

VIVA O BRASIL!!

Atenção! Acabou a aporrinhação com os telefones celulares! O Código de Defesa do Consumidor agora garante que na compra de um aparelho se ele apresentar grave defeito no prazo de garantia, você tem direito a trocar, receber de volta o dinheiro ou exigir que se considere o valor da Nota Fiscal do defeituoso na permuta por um aparelho mais moderno. E não mais precisa ficar fulo com as tais assistências técnicas, pois se o caso for um pequeno defeito, plenamente reparável, o comerciante tem a obrigação de lhe fornecer outro aparelho enquanto o seu é consertado... A medida está em vigor desde o dia 18 de junho e as empresas que não cumprirem o determinado estão sujeitas a multas que variam de 212 a 3 milhões de reais, além de sanções judiciais. Assim, leitor, não caia na conversa de que a troca só é feita se o cliente reclamar em 72 horas ou uma hora de uso. Zé de Maricotinha suspirou: “-Ah, quem dera que fizessem isto com os outros aparelhos que usamos!” Assim, leitor, hoje, o nosso “viva” é diferente, cheio de satisfação, deixando de lado a habitual ironia cheia de indignação que é a tônica de “VIVA O BRASIL!!”: VIVA O CÓDIGO DO CONSUMIDOR!!! VIVA (FINALMENTE) O USUÁRIO!!!! VIIIII... VAAAAA!!!!!

sábado, 10 de julho de 2010

ALÉM DA NOTÍCIA - Franklin Maxado

DA BOLA QUADRADA LUSA Á “JABULANI” ALEMÃ
Deu zebra na Copa e domingo a campeão será Holanda ou a Espanha. O Brasil e a Argentina ficaram fora. O Brasil parecia que estava jogando bola quadrada como nós falamos que os portugueses inventaram. Ou, o coco oval dos índios. Aliás, que os lusos também parecem que jogaram inclusive o maior jogador do mundo, o Cristiano Ronaldo que nenhum gol fez. Mas, artilheiros como o nosso Luis Fabiano e o espanhol Fernando Torres, que tinham pontaria, só chutavam na trave, com efeito incerto ou errado parecendo foguetes de São João neste seu mês de junho. E até os argentinos Veron e Mascherano, que lembram o nosso Gerson, davam passes com rumo incerto, chutando torto como principiantes Bola que davam tomava caminho bravo como o perna de pau do nosso Felipe Melo.
Até goleiros engoliram, frangos cacarejantes. Sem falar do nosso Julio Cesar. Acho que essa bola foi feita para ajudar seleções mais fracas, como as africanas, para enfrentar as fortes. Além do gramado soltando grama. Tudo para dar zebra inclusive com ajuda dos juízes marcando coisas que não se viu, invertendo faltas, inventando impedimentos e escanteios e até anulando gol legitimo.
Mas a seleção alemã se deu bem e vai disputar sábado com o raçudo Uruguai o terceiro lugar. Acho que o segredo foi ela já vir treinando desde a Alemanha com a nova bola, fabricada lá pela industria Adidas , oficial da FIFA e da Copa do Mundo. Inventou uma bola que parece ser de couro plástico, mais leve e sem costura. Será que os alemãs não soltaram o segredo e as primeiras bolas para sua seleção? Daí ser a sensação na Copa com a equipe mais jovem e parecendo já estar bem acostumada com a”Jabulani”. Queria o tetra para se igualar á Itália. E talvez mais adiante ao Brasil.


DERROTA EXPLICADA

A vitória não precisa de explicações mas o fracasso tem mil versões. Não foi só Dunga o culpado. E quem escolheu o Dunga sem consultar ninguém e avaliou a sua falta de experiência como treinador? Não foi Lula, mas o Presidente já ia capitalizar o êxito ( se ganhasse) para as eleições. Dunga foi até inocente. Com sua coerencia e teimosia, sem ouvir ninguém, manteve Felipe Melo com sua espírito violento, Julio Batista defasado, Kaká bichado e se deu ao luxo de não convocar Hernandes, Ganso, Neymar, Ronaldinho Gaúcho mesmo como reservas. Tudo isso com o beneplácito do presidente da CBF, o Sr. Ricardo Teixeira, o eterno.
Dunga, com sua liderança de sargentão de tropa e de quartel com raízes alemãs, nem soube levantar o ânimo dos comandados após tomar o primeiro gol da Holanda. Nem se lembrou de quando nos unimos, negros, índios e brancos para expulsar os holandeses do Brasil.. Já se demitiu e agora Ricardo Teixeira tem nomes como Scolari, Ricardo Gomes, Leonardo, Mano Menezes. Sou mais chamar Zico que fez o Japão jogar bola, Como técnico, pode ser campeão mundial.
A Argentina, coitada, cantando já de galo como no poema de Gonçalves Dias: “ São
servos sedentos de gloria,/ já pleitos incitam, já cantam vitoria”, ficou a ver Maradona. E querem continuar com ele que vai ter de pagar sua promessa e sair nu pelas avenidas centrais. Da minha parte, não cobro a promessa e me poupem o espetáculo. Prefiro ver a paraguaia Larissa Riquelme nua como prometeu e cumprru se o Paraguai saísse. Mostrou que tem palavra, peito e outras coisas mais apreciadas.
Não posso deixar de registrar a garra dos irmãos uruguaios que no final foi a seleção sulamericama que mais fez bonito chegando à semi-final. Tomara que sábado, ela jogando completa, fique com o honroso terceiro lugar, pois a Alemanha começou como fogo em palha e pode terminar como bucha de canhão.
A Holanda já tem dois Vice-Campeonatos mundiais e a Espanha um. Mas muitos acham que não são títulos.

GATO-MESTRE

Maradona, como um “gato-mestre” gordo não pode pular direito quanto mais dar salto mortal. Isso também se dá com sabichanos que não citam fontes em seus escritos pois acham que é “colher de chá” o nome de quem primeiro estudou ou fez descobertas dentro do tema. É o criador do já criado. Engorda aproveitando as oportunidades e experiência para ocupar todos os espaços possíveis, apegando-se a um cargo que lhe dá nome e não é um nome para honrar o cargo que ocupa.. Está nele não para ajudar iniciantes ou colegas, mas para censurá-los a fim de que não “apareçam” e façam justa concorrência, como julga. Desse cargo, arranja outros. Dai vêm vantagens pessoais e satisfações de interesses materiais. Afora a vaidade e o contentamento do ego. Intelectual que é formado de um dia para outro. Como a sociedade precisa de profissionais mas não tem informação e formação para saber e comparar, cultua-o como sendo competente, sem maiores indagações ou cobranças Para alguns entendidos dessa mesma sociedade, ele é um “picareta”, isto é um charlatão que supre a necessidade de um especialista. Um cara esperto que mete os peitos e as mãos pelos pés fazendo os outros de bestas. Como tem posição, algum dinheiro, vaidade mas não tem senso crítico da competência, vai dando certo e fica respeitado em suas improvisações e pareceres. Talvez, tenha relações públicas e saiba fazer tráfego de influência com esperteza. É o que o povo diz: metido a gato-mestre. O caso de Maradona é á parte, pois ele é cultura do Esporte. Mais precisamente, do Futebol.

BAHIA É LESTE?

Essa coisa de descobrir um santo pobre para cobrir outro também sedento, está fazendo surgir um sentimento de que Bahia e Sergipe voltem a ser Leste como antigamente e o Nordeste do Norte do Rio São Francisco seja de fato o Nordeste pois as vantagens e as sedes dos órgãos regionais são mais para os Estados de cima. Tem chegados muitos emails de gente boa apoiando isso agora que citei o artigo ao intelectual Edivaldo Boaventura em A Tarde e depois que eu escrevi há tempos sobre o tema quando da repercussão do começo das obras de transposição do Rio São Francisco.