sexta-feira, 2 de outubro de 2009

POUCAS & BOAS - Eduardo Kruschewsky

CÉSAR ROMERO

Continuam os preparativos para a posse do mais novo acadêmico feirense, César Romero. O evento acontecerá dia 22 de outubro de 2009, às 19:30 horas, na CDL, oportunidade em que o renomado pintor e crítico de arte (além de escritor e poeta) receberá o título de Acadêmico Correspondente da Academia Feirense de Letras. Será mais uma laúrea que César receberá em sua vida, mas, com certeza, esta lhe falará bem perto do coração por ser homenagem prestada por sua terra, a nossa Feira de Santana...

O MICO DO ANO!

Todos sabem da ligação deste articulista com a Academia Feirense de Letras há anos e que, diuturnamente, eu estou na sede da entidade. Mas, parece que, por aqui, existem pessoas mais distraídas que Soarinho, o Esclerosado! Pois bem... Ficamos sócios torcedores do Flu de Feira, Soarinho, Zé de Maricotinha, Chiquinho de Babau e eu. No dia do vencimento da mensalidade, o presidente do Flu, Luizinho Paolilo, ligou cobrando e eu disse que fosse à Academia para receber. Foi aí que Luizinho me perguntou: “-Edu, onde fica a Academia?” e quando lhe respondi, ele saiu com esta: “-Será que dava para o Fluminense treinar lá?”. Rindo muito, argumentei: “-Poder, pode, mas seus jogadores vão ficar parecidos com Deus: Vão escrever certo com pernas tortas” e encerrei o assunto. Hilário, não?!

RAPIDINHAS

1. Com a presença dos Secretários de Cultura do Município e do Estado, aconteceu no dia 24, no Centro de Cultura Amélio Amorim, o lançamento do livro “Sombras do Passado”, do escritor feirense Osvaldo Ventura. Advogado e ex-vereador, Osvaldo foi bastante prestigiado e ofereceu um concorrido coquetel.
2. Continuo a afirmar daqui: O trânsito na Avenida Getúlio Vargas está muito rápido! Ou tomam uma providência ou, em breve, vamos ter muito o que lamentar... Pelo amor de Deus, coloquem uma sinaleira no encontro da Frei Henrique de Áscoli com a Getúlio Vargas, única saída dos Capuchinhos. A imprudência ali é um fato...
3. Para convidados e autoridades, sexta feira, 25.09, foi inaugurada a Habbib´s. A franqueada está localizada na Av. Getúlio Vargas, onde era o Pedro Falcão Center. Impressionantes as instalações! A permanecer o cardápio que vimos estampados lá, a Habbib’s vai oferecer um ambiente de primeira qualidade e preços convidativos...
4. Já sendo editado o livro “Memórias de Um Comendador” do grande homem Jonathas Telles de Carvalho. O lançamento está previsto para o dia 27 de outubro, na Mansão 888 e promete ser muito concorrido.
5. Também sendo editado o número 4 da “Revista da Academia Feirense de Letras” e o CD “Poetas Feirenses III”, com lançamentos previstos para março do próximo ano.
6. E para não dizer que não falei de flores - como diz Leegosa (leia-se César Oliveira)! - também sendo rodado o livro “O Prisioneiro & Outras Narrativas” (contos e crônicas), de autoria desde articulista, ainda sem lançamento previsto.

VIVA O BRASIL!!

Alguém sabe? Em Honduras, Zelaya foi deposto por golpe militar ou por ferir a Constituição? O ex-presidente hondurenho está asilado na embaixada brasileira ou é um “hóspede”? Será que o presidente Lula está conversando demais (de novo!) metendo os pés dentro das mãos? Será certo ditar daqui o que os hondurenhos têm que fazer e chamar o governo Roberto Micheletti de golpista sem maiores provas? Tudo isto deve ser esclarecido no episódio Honduras... Todos sabem, inclusive os “brigões”: dá asilo faz parte da política internacional e terreno de embaixada é inviolável. Mas, não se deve permitir que, de dentro de uma embaixada, um grupo convoque o povo para a guerra civil e com nossa conivência! É certo permitir que Zelaya provoque seus desafetos? É diplomático chamar Micheletti de golpista? Como diz a música de Chico Buarque: “Você vai ver um dia em que fria você foi entrar!...” Podem crer! O Brasil fez “caca” e foi, “todo poderoso”, com muita sede ao pote! VIVA O BRASIL!! VIVA OS NOSSOS DIPLOMATAS!!! VIVA A BOCA FECHADA!!!! VIIII... VAAAAA!!!!!

Um comentário:

  1. Obs: Tenho também interesse de oferecer um projeto, como apoio cultural, para Academia Feirense de Letras. Como trabalho com tecnologia, gostaria de oferecer um site profissional, com os recursos necessários para a Academia, gratuitamente.

    Um site com informativos da Academia, além de uma apresentação séria e profissional da mesma. Enfim, utilizar recursos para abrir, realmente, um canal de comunicação mundial com o público e novos projetos na área. Se tiver interesse me avise, meu e-mail: marcelovmb@gmail.com

    ResponderExcluir