segunda-feira, 21 de setembro de 2009

POUCAS & BOAS - Eduardo Kuschewsky

CENTRO COMUNITÁRIO DAS BARAÚNAS

Tomei conhecimento do projeto de um Centro Comunitário que está sendo feito nas Baraúnas pela Fundação Senhor dos Passos, em parceria com a Prefeitura Municipal. O centro objetiva, primordialmente, a transformação social da comunidade das Baraúnas e adjacências, oferecendo cursos profissionalizantes, teatro, capoeira e outras atividades, além de um centro de inclusão digital. A inauguração será em dezembro e é um velho sonho acalentado pelo dinâmico Carlos Brito (leia-se Fundação Senhor dos Passos).

CONFERÊNCIA MUNICIPAL

Feira de Santana tem avançado, ultimamente, no setor cultural, principalmente com a revitalização do Conselho Municipal de Cultura. Esta semana, no dia 16, foi realizada a I Conferência Municipal de Cultura, com as presenças do Prefeito Municipal e do Secretário Estadual de Cultura, Márcio Meirelles, entre outras autoridades. A Conferência Distrital, que congrega o Semiárido, será realizada no começo de outubro na vizinha cidade de Irará. Foram escolhidos como delegados de Feira de Santana, o conhecido Jota Sobrinho e “Jê”, da TVJ. É uma luz que se acende, finalmente, para a cultura feirense. Se tudo não ficar no papel, será ótimo...

VIVA A JOGATINA? VIIIII... VAAAAA!!!!!

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou por 40 votos a 7 a liberação de bingos e caça-niquéis. O projeto vai para o plenário e depois para o Senado. O Curioso é que o relator, deputado Antonio Carlos Biscaia, alegou que o fechamento de bingos, cassinos, etc., ocasionou prejuízos à sociedade (?!?!) e ao governo. Bem... se donos de contravenções representam a sociedade, ele está tão certo quanto apontar o prejuízo do governo que deixou de “morder a batatinha”, ou seja, ficou sem os impostos cobrados sobre o funcionamento dessas casas....

RAPIDINHAS

1. Aliás, setembro está sendo um agitado mês. Depois da realização (comentário acima) da I Conferência Municipal de Cultura, há outros eventos culturais acontecendo.
2. Dia 17, com uma edição especial do centenário, o jornal “ Folha do Norte” comemorou 100 anos. Os diversos segmentos sociais da cidade estavam presentes.
3. Dia 18, nesta sexta-feira, o acadêmico Raimundo Gama faz palestra, às 16 horas, na Câmara de Vereadores, discorrendo sobre a Emancipação Política do Município.
4. Ainda no dia 18, a Prefeitura faz a entrega de diplomas de Oficiais e Comendadores da Ordem Municipal do Mérito a pessoas que se destacaram nos seus setores de atividade durante o ano. Entre os homenageados, este ano, citamos Luluda Barreto e Célia Zaim como Oficiais e Carlos Kruschewsky (pai) como Comendador...
5. Por ser Dia da Cidade, nesta sexta, dia 18, na parte da manhã, acontecerá desfile cívico na Avenida Getúlio Vargas.
6. Dia 24, o dublê de intelectual e advogado, Osvaldo Ventura, estará lançando, no Centro de Cultura Maestro Miro, às 19 horas, o seu livro “Sombras do Passado”.
7. Dia 22 de outubro, a Academia Feirense de Letras dará posse ao seu mais novo membro: o Acadêmico Correspondente César Romero. Sem dúvidas, será o evento cultural do ano...
8. Embora estivesse na cidade, não foi ainda desta vez que o Secretário de Cultura, Márcio Meireles acertou os ponteiros com a UEFS a respeito do “Carro de Boi” (Centro de Cultura Amélio Amorim) ficando a questão transferida para a próxima semana. Como diz Maricotinha. “Babado forte, este,...”
9. Já na gráfica, o livro “Memórias de Um Comendador”, do nosso Jonathas Telles de Carvalho, com o apoio cultural do Sincol e Rotary Club Feira Leste O lançamento deverá ocorrer no dia do aniversário do Rotary, dia 27 de outubro.
10. Que me desculpem os professores, mas não concordo com a invasão da Câmara de Vereadores para manifestação pelo piso nacional da classe, indo além do que concedeu o Presidente da Casa, magnanimamente. Isto não dá direito a ninguém de quebrar o protocolo, fazendo a sessão virar um tumulto, sendo suspensa. Lastimável...

VIVA O BRASIL!!

Chiquinho de Babau me disse que ia “se encostar” num Posto de Saúde destes e distribuir consultas para ser vereador. No fim do mandato, vai dar um jeitinho de trabalhar como “D.A.” da prefeitura. Segundo ele, depois vai ficar o resto da vida recebendo, no “bem bom”, o maior salário do período. Sem dúvida, aposentadoria melhor não há! Mas... Será que, quando aprovaram essa Lei, pensaram no Orçamento do Município? Por enquanto, será fácil o pagamento de quem tem “direito”, mas ficam as perguntas: E depois (afinal, 10 anos passam rápidos!), como o Erário Público vai pagar tantos altos salários (hoje em torno de nove mil reais)? É justo? Por que, a nível estadual e federal, há imoralidades como esta, nós precisamos seguir aqui? VIVA O BRASIL!! VIVA QUEM NÃO É REGIDO PELA CLT!!! VIVA A “VIÚVA”!!!! VIIIII... VAAAAA!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário