sexta-feira, 23 de outubro de 2009

POUCAS & BOAS - Eduardo Kruschewsky

PEDIDO DE DESCULPAS

Humildemente, peço desculpas por ter deixado de escrever esta coluna durante duas semanas. Sem entrar em maiores detalhes, afirmo que não o fiz por motivos de força maior. Afinal, amo este contato semanal com vocês...

CÉSAR ROMERO, O NOVO ACADÊMICO

Nesta quinta feira, na CDL, às 19h30min h, a Academia Feirense de Letras estará dando posse ao seu mais novo acadêmico, o médico, pintor, crítico de arte, escritor e poeta César Romero. César é artista de fama internacional, membro da Associação Internacional de Críticos de Arte, pertence a academias, inclusive no exterior, e costuma dizer aos amigos que é desbragadamente apaixonado por sua Feira de Santana e que o seu maior título é ter nascido feirense... Com certeza, Romero é uma excelente aquisição que a Academia faz, pois enriquece seus quadros.

MARCUS, UM EXCELENTE CARÁTER

A violência levou nosso amigo Marcus! Moço cordato, de fino trato, era incapaz de fazer mal a uma mosca. E o que afirmo não é elogio gratuito! Que o digam seus muitos amigos. Sempre com um sorriso escancarado no rosto, Marcus Moraes parecia estar, em todos os momentos, de bem com a vida. Assassiná-lo foi matar um pouco da arte feirense, multifacetado que ele era: professor, diretor e ator de teatro, artesão, artista plástico e, sobretudo, muito Gente. Que Deus o acolha em um bom lugar, amigo!

RAPIDINHAS

1. Vocês notaram como, ultimamente, a temperatura se elevou? Para Soarinho, o Esclerosado, é o preço do progresso porque, com o asfaltamento de muitas ruas da cidade, o calor está insuportável, principalmente no centro da cidade...
2. A Feirinha da Estação continua a bagunça de sempre: feirante colocando mercadoria onde quer, fechando os espaços; uma porção de gente fazendo compras usando bicicleta; a turma farrista, de moto e tudo, zoando nas barracas de “cana” e cerveja. Os fiscais da Prefeitura? Nem estão aí para a coisa, só cuidando de arrecadar...
3. Estão fechando uma série de retornos na Maria Quitéria e na Getúlio Vargas para insatisfação de alguns que não querem andar um pouco mais. Isto tem provocado algumas “roubadinhas” e, ainda sem sinalização, a coisa pode engrossar...
4. O safado do Chiquinho de Babau não tem jeito! Sabendo que sou Bahia, para me pirraçar, esta semana perguntou: “-Edu, você sabe por que o Vigra é azul?” – eu, inocente, disse que não e ele fulminou: “Porque se for tricolor não sobe!!” – e deu uma gargalhada bem debochada.
5. Isto e mais: ele afirmou que um jogador do Bahia (só não disse quem!), depois do jogo da terça, dia 20.10, mesmo dando 3x0 no Campinense, agrediu a esposa. Na delegacia, o jogador disse: “-Imagine, doutor! A gente se esforça prá ganhar uma e, em casa, encontra a mulher “secando” o time, vestindo um “tomara que caia”, pode”?
6. Tenho gostado da estratégia do prefeito Tarcízio. Para trabalhar em paz, ele tem sumido do gabinete e despachado em diversos setores da Prefeitura, fugindo do assédio da turma do “me arranja um emprego”, “calça minha rua” ou “ajuda nós”... Afinal, Prefeitura não é mãe carinhosa, cabide de empregos ou muro de lamentações.
VIVA O BRASIL!!

É o Samba do Crioulo Doido. DEM, PSDB E PPS entraram com uma representação no TSE contra Lula e Dilma Roussef por conta da viagem que os mesmos fizeram ao Nordeste (aparecendo, inclusive, em Feira de Santana) sob a acusação de “Propaganda Eleitoral Antecipada”, como se José Serra, por exemplo, não fizesse estas coisas e não aparecesse como candidato da oposição a todo o momento. E os ministros Dilma e Guido Mantega?! Incrível, caíram na malha fina da Receita Federal! Não bastasse essa zorra, o PT anuncia uma aliança com o PMDB para compor a chapa na corrida presidencial, ficando Dilma candidata a presidente e a escolha do vice com o PMDB. Vejam o rolo: Os presidentes dos partidos querem repetir a aliança nos Estados e Municípios, achando que as divergências não comprometerão o acerto. TAÍ!!! Quero ver Wagner e Geddel no mesmo palanque... Como diria Maricotinha, a mulher de Zé: “-NEM MORTA, FILHA!”... kkkkkkkkk. VIVA O BRASIL!! VIVA AS ALIANÇAS NACIONAIS!!! VIVA AS NOSSAS DIVERGÊNCIAS!!!! VIIIII... VAAAAA!!!!!

FRANÇA EM FEIRA DE SANTANA - EM 3 FOLHETOS DE CORDEL

Tres folhetos de cordel de três autores baianos praticamente encerram sexta-feira, (dia 30 de outubro) no CUCA a partir das l9 h, as comemorações do “Ano da França no Brasil” em Feira de Santana . Ali serão lançados “Influência da França no Cordel Brasileiro”, de Franklin Maxado, “Detalhes da Revolução Francesa em Versos de Cordel“ , de Antonio Barreto, e “Na Escola de Moliére, Poquelin foi Professor”, de Jotacê Freitas.
O lançamento será em frente à Galeria Carlo Barbosa onde várias artistas plásticos exporão obras, inclusive o francês Louis Pavageau que faleceu recentemente aos 27 anos após ministrar oficinas de intervenção urbana em Feira de Santana , tendo um das suas obras ilustrado a capa do folheto de cordel de Franklin Maxado.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

POUCAS & BOAS - Eduardo Kruschewsky

CÉSAR ROMERO

Continuam os preparativos para a posse do mais novo acadêmico feirense, César Romero. O evento acontecerá dia 22 de outubro de 2009, às 19:30 horas, na CDL, oportunidade em que o renomado pintor e crítico de arte (além de escritor e poeta) receberá o título de Acadêmico Correspondente da Academia Feirense de Letras. Será mais uma laúrea que César receberá em sua vida, mas, com certeza, esta lhe falará bem perto do coração por ser homenagem prestada por sua terra, a nossa Feira de Santana...

O MICO DO ANO!

Todos sabem da ligação deste articulista com a Academia Feirense de Letras há anos e que, diuturnamente, eu estou na sede da entidade. Mas, parece que, por aqui, existem pessoas mais distraídas que Soarinho, o Esclerosado! Pois bem... Ficamos sócios torcedores do Flu de Feira, Soarinho, Zé de Maricotinha, Chiquinho de Babau e eu. No dia do vencimento da mensalidade, o presidente do Flu, Luizinho Paolilo, ligou cobrando e eu disse que fosse à Academia para receber. Foi aí que Luizinho me perguntou: “-Edu, onde fica a Academia?” e quando lhe respondi, ele saiu com esta: “-Será que dava para o Fluminense treinar lá?”. Rindo muito, argumentei: “-Poder, pode, mas seus jogadores vão ficar parecidos com Deus: Vão escrever certo com pernas tortas” e encerrei o assunto. Hilário, não?!

RAPIDINHAS

1. Com a presença dos Secretários de Cultura do Município e do Estado, aconteceu no dia 24, no Centro de Cultura Amélio Amorim, o lançamento do livro “Sombras do Passado”, do escritor feirense Osvaldo Ventura. Advogado e ex-vereador, Osvaldo foi bastante prestigiado e ofereceu um concorrido coquetel.
2. Continuo a afirmar daqui: O trânsito na Avenida Getúlio Vargas está muito rápido! Ou tomam uma providência ou, em breve, vamos ter muito o que lamentar... Pelo amor de Deus, coloquem uma sinaleira no encontro da Frei Henrique de Áscoli com a Getúlio Vargas, única saída dos Capuchinhos. A imprudência ali é um fato...
3. Para convidados e autoridades, sexta feira, 25.09, foi inaugurada a Habbib´s. A franqueada está localizada na Av. Getúlio Vargas, onde era o Pedro Falcão Center. Impressionantes as instalações! A permanecer o cardápio que vimos estampados lá, a Habbib’s vai oferecer um ambiente de primeira qualidade e preços convidativos...
4. Já sendo editado o livro “Memórias de Um Comendador” do grande homem Jonathas Telles de Carvalho. O lançamento está previsto para o dia 27 de outubro, na Mansão 888 e promete ser muito concorrido.
5. Também sendo editado o número 4 da “Revista da Academia Feirense de Letras” e o CD “Poetas Feirenses III”, com lançamentos previstos para março do próximo ano.
6. E para não dizer que não falei de flores - como diz Leegosa (leia-se César Oliveira)! - também sendo rodado o livro “O Prisioneiro & Outras Narrativas” (contos e crônicas), de autoria desde articulista, ainda sem lançamento previsto.

VIVA O BRASIL!!

Alguém sabe? Em Honduras, Zelaya foi deposto por golpe militar ou por ferir a Constituição? O ex-presidente hondurenho está asilado na embaixada brasileira ou é um “hóspede”? Será que o presidente Lula está conversando demais (de novo!) metendo os pés dentro das mãos? Será certo ditar daqui o que os hondurenhos têm que fazer e chamar o governo Roberto Micheletti de golpista sem maiores provas? Tudo isto deve ser esclarecido no episódio Honduras... Todos sabem, inclusive os “brigões”: dá asilo faz parte da política internacional e terreno de embaixada é inviolável. Mas, não se deve permitir que, de dentro de uma embaixada, um grupo convoque o povo para a guerra civil e com nossa conivência! É certo permitir que Zelaya provoque seus desafetos? É diplomático chamar Micheletti de golpista? Como diz a música de Chico Buarque: “Você vai ver um dia em que fria você foi entrar!...” Podem crer! O Brasil fez “caca” e foi, “todo poderoso”, com muita sede ao pote! VIVA O BRASIL!! VIVA OS NOSSOS DIPLOMATAS!!! VIVA A BOCA FECHADA!!!! VIIII... VAAAAA!!!!!